Seta Historia Mosaicos

1. Desenhe, em uma escala menor, o esboço detalhado do mosaico.
2. Execute em uma cartolina, copiando o esboço em um papel mais consistente, dando a este as mesmas dimensões do mosaico real. Para aumentar o esboço use a técnica do enquadramento que consiste em criar uma rede quadriculada no desenho principal. Esta rede será fielmente reproduzida, aumentada proporcionalmente na cartolina. Use a técnica da aquarela para as cores.
No método direto* e no método indireto* em cimento provisório surge o problema da reprodução do desenho na superfície onde ele será fixado. Existem diversas técnicas, em base à complexidade do trabalho:
a. Se o desenho for simples pode-se traçá-lo diretamente onde ele será fixado.
b. Em composições mais complexas é possível apoiar os modelos no impasto plástico de água, areia e uma liga sólida usada na construção civil devido à sua capacidade de endurecimento, traçando-se o seu perímetro.
c. Para se transferir da cartolina diretamente para o impasto em Ravenna se usa a técnica da impressão: em uma carta transparente ou opaca copia-se o formato das figuras e das pastilhas; reproduz-se no avesso da folha com um líquido preto, de modo a se obter uma imagem espelhada, apoiando-se por fim esta última sob a superfície úmida para se obter a cópia.
d. Também a técnica do espanador reproduz fielmente o desenho: execute uma série de pequenos furos ao longo do contorno do desenho. Apoie a folha no impasto e, com um recipiente que contenha grafite, bata na correspondência dos furos. Se reproduzirá assim o desenho, que poderá ser corrigido com um pincel.
|