Seta Historia Mosaicos

mosaico tradicional
mosaico em rede de fibra de vidro
Topo da Pagina
Mosaico Tradicional
A melhor obra musiva é aquela que o artista executa diretamente no local empregando o "método direto" que leva em conta uma infinidade de fatores entre os quais: a distância do ponto de observação; a variação da luz real durante os diversos momentos do dia ou, eventualmente, o tipo de luz artificial; os materiais de que se constituem as pastilhas.
Observando as grandes superfícies de mosaico da antiguidade, se pode afirmar que os artistas trabalhavam em grupo e que eles possuíam diferentes graus de sensibilidade e de preparação artística e manual. Os detalhes mais precisos dos rostos, dos vultos dos animais e das roupas, vinham sempre afidados à mesma pessoa, já qualificada. As partes gerais e as partes ornamentais eram afidadas aos ajudantes.
O método direto se realiza diretamente sobre a superfície a ser decorada. É o método mais antigo e mais usado, indicado para pequenas áreas planas tais como: porta copos, mesas ou para superfícies sinuosas tais como vasos. No nosso exemplo hipotético, o mosaico será realizado sobre um suporte em madeira, para uma composição que será inserida em um ambiente fechado e pendurado a uma parede.
1. Prepare as pastilhas, escolhendo as tonalidades quentes das mármores para o segundo plano e as cores mais fortes dos esmaltes para o motivo central.
2. Encontre um suporte constituído de um painel de madeira.
3. Separe a liga e prepare a cola.
4. Estenda a cola no suporte, criando uma camada de espessura não superior a 2/3 comparada à altura das pastilhas. Essa camada entretanto não deve ser inferior a 1mm.
5. Ao estender essa liga leve em consideração a quantidade de trabalho que deseja executar, seccionando o mosaico a fim de se trabalhar com o implasto ainda fresco. Essa distribuição por partes de trabalho depende da liga, da complexidade do desenho e dos tempos pessoais de cada um.
Os suportes podem ser de materiais diversos: a escolha deles varia em base à técnica de trabalho e à colocação da obra.
Com o método direto, caso você deseje colocar o mosaico ao aberto, escolha materiais que não sofram com a umidade, como painéis de cimento (também armado) ou de madeira laminada. Para interiores use suportes de madeira ou painéis estratificados de resina com uma uma estrutura em fibra de vidro.
Topo da Pagina
Mosaico em Rede de Fibra de Vidro
O trabalho direto sobre a rede de fibra de vidro se dá de acordo com o seguinte procedimento: o desenho, realizado diretamente sobre o papel, é recortado em setores de formato menor, geralmente quadrados, onde para cada um deles se recorta um modelo de tamanho correspondente na própria rede e em uma película de di nylon transparente.
Entre o papel e a rede se insere o nylon a fim de se deixar ver o desenho e de impedir contemporaneamente à cola de aderir ao referido desenho. Uma vez que se aplica a cola, numa espessura de poucos milímetros, se compõe o mosaico obtendo-se a orientação e a inclinação desejada para cada pastilha em particular, então se procede à umidificação das peças ajustando-as entre elas e recompondo a unidade inicial.
Usando la mesma cola se faz aderir o todo diretamente à parede. Este método de trabalho permite a realização em laboratório de painéis musivos de fácil manipulação por sua robustez e delicadeza e então compô-lo em grandes dimensões sob qualquer tipo de superfície conservando todas as vantagens expressivas do trabalho direto.
Esta técnica, de fato, garante a máxima fixação dos suportes durante o trabalho, o transporte e a colocação em obra e além disso a máxima adaptação ao adequar-se aos vários tipos e dimensões de superfície, planas, curvas ou convexas.
Nos últimos anos grupos de brilhantes e inovativos designers estão introduzindo novidades em um ambiente que convive com o peso de uma longa e gloriosa tradição, abrindo novos espaços de experimentação e novos ambientes de uso ao mosaico.
|