Imagem Lateral
home
Menu Lateral
Art Nouveau
Seta Historia Mosaicos mosaicos

estilo art nouveau
origens
bélgica, frança e alemanha
espanha
estados unidos

brasil

Topo da Pagina topo da página Estilo Art Nouveau

Caracterizado pela sua exuberância decorativa, formas ondulantes, contornos sinuosos e composição assimétrica, o Art Nouveau é um estilo de arte e arquitetura que se desenvolveu na Europa e nos Estados Unidos entre 1883 e 1910 e que perdurou até a década de 1920.

Esse estilo teve significativas projeções no Brasil e recebeu diferentes nomes dependendo do país que o adotou, como Jugendstil na Alemanha, Floreale ou Liberty* na Itália e Arte Jovem ou Modernismo na Espanha. O Art Nouveau ainda foi denominado como Style 1900 e Style Lumière, devido à Exposição Universal de 1900, realizada em Paris em comemoração à passagem do século, na qual obteve a sua consagração internacional.

Topo da Pagina topo da páginaOrigens

Situou-se na Inglaterra a primeira manifestação concreta do Art Nouveau: um desenho feito em 1883 por Arthur Heygate Mackmurdo para a capa de seu livro Wren's City Church (A Igreja de Wren em Londres). Nessa ilustração vêem-se três tulipas cujos talos entrelaçados traçam curvas já típicas do estilo. A influência sofrida por Mackmurdo provinha dos desenhos e pinturas pré-rafaelitas, principalmente as de Edward Burne-Jones e Dante Gabriel Rossetti.

Outra influência importante, no início, partiu das idéias de John Ruskin, que teve como continuador e aplicador William Morris e seu movimento Arts and Crafts, voltado para a reabilitação do artista-artesão. Houve também certa influência das gravuras japonesas, do barroco alemão e do rococó francês.

No que diz respeito à ilustração e ao cartaz, sem dúvida o mais talentoso artista inglês do Art Nouveau foi Aubrey Beardsley. Mais do que qualquer outro, ele resumiu a atmosfera do fim de século com espírito elegante e mórbido. A obscenidade de seus desenhos provocou escândalo. Entre suas principais obras figuram as ilustrações para Salomé (1894), de Oscar Wilde.

Topo da Pagina topo da páginaBélgica, França e Alemanha

Na Bélgica, o Art Nouveau amadureceu e encontrou sua mais alta expressão na arquitetura de Victor Horta, que influenciou outros países. Entre suas obras-primas, marcadas por pródigas decorações, estão a Casa Tassel (1893), o Palacete Solvay (1895-1900) e sua própria residência em Bruxelas (1898-1899), mais tarde transformada em museu.

O mais importante arquiteto francês do Art Nouveau foi Hector Guimard, projetista das entradas do metrô de Paris (1889-1904) e de outras obras (como o Castelo Béranger, concluído em 1897), todas influenciadas pelo estilo de Horta. Em Nancy, Émile Gallé criou uma escola artesanal que produziu vasos e móveis para todo o mundo ocidental.

Em Paris destacaram-se René Lalique, que criou jóias no estilo de Gallé, e Eugène Rousseau, ceramista e vidraceiro que abordou os motivos florais em riscos de rara finura.

Na Alemanha, após as primeiras manifestações do Jugendstil, surgiram os projetos de August Endell, cuja obra principal, a loja Elvira, em Munique (1897-1898), foi destruída por um bombardeio em 1944. Igualmente importantes foram os trabalhos do arquiteto, decorador, gravador e cartazista Peter Behrens.

Na Áustria, o Art Nouveau foi propagado pelo grupo Sezession, de Viena, fundado pelo pintor Gustav Klimt*.

Topo da Pagina topo da páginaEspanha

Barcelona foi o centro da Arte Jovem, onde dominou o gênio excêntrico, místico e inovador de Antonio Gaudí* y Cornet. Suas obras, como o Parque Güell (1900-1914) e a Igreja da Sagrada Família, iniciada em 1892 e nunca terminada, encontram-se localizadas todas na cidade. As Casas Milá (1905-1910) e Battló (1905-1907) têm exuberante decoração externa em estilo floral. Já a Igreja da Sagrada Família desenvolve, nas principais torres da fachada, um enredado de formas abertas à luz que termina nos pináculos de concepção quase surrealista. Gaudí também projetou móveis de formas exóticas e sinuosas.

Topo da Pagina topo da páginaEstados Unidos

Em Chicago, o engenheiro Louis Sullivan foi um dos primeiros a projetar prédios de fachadas sem ornamentos, protótipos da arquitetura moderna. No entanto, a decoração interior de vários de seus edifícios, como o bar do Auditório de Chicago (1888), é de típico estilo floral.

Em Nova York, Louis Comfort Tiffany*, após estudos de pintura, vidraçaria e joalheria em Paris, fundou uma firma com seu nome, famosa até hoje. Obteve sucesso na decoração de interiores e na venda de vasos de grande leveza. Foi o autor da nova decoração dos salões da Casa Branca, em Washington, e a partir de 1916 dedicou-se especialmente à joalheria.

Topo da Pagina topo da páginaBrasil

Foi no início do século XX que o Art Nouveau chegou ao Brasil, importado da França, principalmente na decoração de interiores ou em grades e elementos arquitetônicos de ferro forjado. São testemunhos disso, no Rio de Janeiro, a decoração da Confeitaria Colombo, quando então situada na Rua Gonçalves Dias nº 32, e as grades dos salões do Teatro Municipal.

Na década de 1910, chegou ao Rio o arquiteto italiano Virgilio Virzi, que projetou em neogótico com ornamentos Art Nouveau o prédio do Elixir de Nogueira, na Rua da Glória (demolido), a residência Martinelli, na Avenida Oswaldo Cruz nº 149 (demolida), e uma casa na Rua do Russel nº 734. Em São Paulo, a Vila Penteado (1902) uma casa foi projetada por Carlos Eckman em típico estilo Art Nouveau francês.

 

 

 

sign top
Imagem Superior Páginas
 
HostMídia: construtor de sites
HostMídia HostMídia: construtor de sites HostMídia: hospedagem de sites HostMídia: recursos VoIP HostMídia: registro de domínios HostMídia: revenda de hospedagem HostMídia: servidores dedicados HostMídia