Imagem Lateral
home
Menu Lateral
A Disposição
Seta Historia Mosaicos mosaicos

Método Direto

O método direto (veja página dedicada ao método direto*) consiste em depositar as pastilhas diretamente "in loco" no suporte definitivo. A liga é aplicada de acordo com o andamento do trabalho.

A grande vantagem deste método consite em poder escolher a forma, a cor e a inclinação das pastilhas em relação ao espaço ao qual o mosaico será aplicado e, sobretudo, ajustá-la com base na luminosidade natural do ambiente.

Método Indireto

O método indireto (veja página dedicada ao método indireto*) consente a realização do mosaico de acordo com um tempo previsto e um local previamente escolhido. A composição é em verdade executada em laboratório, colando-se as pastilhas sobre uma folha de papel (ou tecido) sobre o qual está reproduzido o desenho do mosaico que se deseja executar. Quando o trabalho acaba a liga será depositada na parte posterior da obra. Se gira então o mosaico, apoiando-o sobre o suporte definitivo e, por último, se retira a folha de papel.

Se por um lado o trabalho é rápido e cômodo, de outro, os resultados são menos dinâmicos com relação aos obtidos através do método direto. O método indireto consente a obtenção de resultados de ótima qualidade, típicos do método direto, e além disso possibilita a realização em um estúdio. Dada à sua particularidade, essa técnica permite a reprodução de mosaicos antigos.

 

 


 

 

 

sign top
topo da página
© claudia houdelier - todos os direitos reservados.