Imagem Lateral
home
Menu Lateral
Pinturas de Victor Lema Riquè
Seta Menu Pinturas Artistas pinturas

 

 
Pinturas
veja a apresentação
 
     

 

Victor Lema Riquè nasceu em Montevidéu, Uruguay. 30/10/1955.

Realizou estudos primários, secundários e universitários em Montevidéu, Uruguay.

Em 1979 ganha uma bolsa de estudos na Escola de Comunicações e Arte (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), onde estudou até 1984.

A partir de 1989 começa a expor seus trabalhos em galerias e museus da América Latina, Europa e Estados Unidos (ver currículo em anexo). No período entre 1991 e 1995 divide sua residência entre São Paulo e Paris, onde passa longas temporadas produzindo e expondo seus trabalhos. A Partir de 1995 se instala definitivamente em São Paulo.

Em 1997 quando apresenta a exposição “Mistério no Bairro: O Famoso do Caso do Maníaco da Caixa de Fósforos”, seu trabalho toma um rumo nitidamente multimídia, passando a usar diferentes meios para criar uma obra (literatura, pintura, vídeo, rádio-novela, cinema, e internet). Esta técnica multidisciplinar é na atualidade seu método de trabalho.

Ainda em 1997 cria a produtora experimental e independente “Tormenta” cujo slogan é: “A serviço da experimentação e do bem público”. Esta surge da necessidade natural de unir forças com jovens estudantes de arte, cinema, teatro, etc. e com outros artistas.

De forma paralela tem realizado outros trabalhos. Em 1997 dirigiu a exposição “O Mundo de Jean Cocteau”, apresentada na Fundação Alvares Penteado (FAAP). Em 1998 fez a direção de arte do curta-metragem “Uma Historia de Futebol”, várias vezes premiado e selecionado ao “Oscar Award” na categoria. Entre 1993 e 1994 escreveu uma série de 10 artigos para o “Jornal da Tarde” de São Paulo:  “Algo mais sobre Federico”, “Cassavetes centroavante. Bukowski, ponta”, “ National Geographic x Playboy Termonuclear”, “Cores no Céu”, “Viva Onetti”, “A grande final”,“Constatando, descobrindo, constatando”, “Revival. Mas não muito”, “Acenam para para nós! Eles acenam!”, e “80 ou 5.000”.

Tem vários trabalhos inéditos nunca mostrados ao público, algum deles são: “O Ratón Rojo Che Braga”, a série completa “89 Desenhos Eróticos” e o conto “O Famoso Roubo do Soutien de Joana D'arc , do Museu da Moda de Paris”.

 

 

 

 

 

sign top
Imagem Superior Páginas
 
HostMídia: construtor de sites
HostMídia HostMídia: construtor de sites HostMídia: hospedagem de sites HostMídia: recursos VoIP HostMídia: registro de domínios HostMídia: revenda de hospedagem HostMídia: servidores dedicados HostMídia