Imagem Lateral
home
Menu Lateral
Pinturas em Tecido de Lanah Santos
Seta Menu Pinturas Artistas pinturas

 

 
Pinturas
veja a apresentação
 
     

 

 

Lanah Santos começou a trabalhar com pintura artesanal em tecido no final dos anos 80. Suas primeiras criações foram mostradas no Rio de Janeiro em desfile organizado por Monique Evans. Logo a seguir suas peças foram usadas por Vera Fischer para capa e reportagem de revista e na sequência Lulu Santos adquiriu figurino para três temporadas do seu percussionista. Começou prestar serviço para a Rede Globo no início dos anos 90 na novela "Barriga de Aluguel" através da figurinista Helena Bricio que usou peças suas também em "Mulheres de Areia". Recentemente teve peças adquiridas pelas figurinistas: La Bibe Simão - Malhação, Sônia Soares - A Lua me Disse, Rosane Bueri - Como uma Onda , Luciana Buarque - Sítio do Pica-Pau, Marcelo Cavalcante - Malhação, Beth Filipack - Cobras e Lagartos, Marília Carneiro - Páginas da Vida, Helena Gastal e Natália Duran - Beleza Pura entre outras(os) que conheceram e se encantaram com o seu trabalho como é o caso do Geraldo Azevedo e de Cao Albuquerque, responsável pela camisa usada na foto do Circuladô de Caetano Veloso.

Veja a apresentação virtual de pinturas em tecido de Lanah Santos*.

 

História do Batik

O batik é uma arte milenar de origem controversa onde o desenho é feito com cera quente e colorido com tinta. No batique javanês, o efeito final é produzido por sucessivos tingimentos no tecido, protegido por máscaras de cera, onde somente as partes não vedadas pela cera são tingidas. As máscaras são aplicadas sobre a seda com pincel ou "tjanting", uma ferramenta de metal própria para dispensar pingos de cera derretida. A técnica base consiste no tingimento após a impermeabilização de certas partes da tela (seda pura, algodão e couro). As áreas recobertas com cera ficam impermeabilizadas e não retém o tingimento. Com a ajuda da cera e banhos sucessivos de tinta, os tons são sobrepostos.

A Indonésia foi o berço do Batik, forma de expressão artística que consiste em desenhar com cera quente sobre o tecido e em seguida tingí-lo com cores variadas, que lhe confere uma impressionante beleza. A técnica do Batik tem como característica singular o efeito da cera, que se parte em alguns lugares deixando um craquelê no desenho, o que acrescenta um toque especial no trabalho dos artistas.

Por se tratar de uma arte milenar, o Batik se mantêm fiel, sem sofrer mudanças na forma de construir as telas, dentro de um processo que exige uma grande concentração e capacidade de imaginar na abstração do olhar a beleza que cada trabalho revela ao ser finalizado.

Nos tempos das colonizações a técnica do Batik embarcou nos navios holandeses e viajou pelo mundo. Com o Batik, pode-se fazer quadros, cangas, lenços, enfim, tudo que tenha como suporte o tecido, e alem dele, papel, couro e casca de ovo.

Cada trabalho de Batik é original e feito à mão.

 

 

 

sign top
Imagem Superior Páginas
 
HostMídia: construtor de sites
HostMídia HostMídia: construtor de sites HostMídia: hospedagem de sites HostMídia: recursos VoIP HostMídia: registro de domínios HostMídia: revenda de hospedagem HostMídia: servidores dedicados HostMídia