Imagem Lateral
home
Menu Lateral
Pronto Socorro
Seta Historia Mosaicos mosaicos

atenção
indicações gerais em caso de ferida
simples escoriações e feridas superficiais
feridas profundas

feridas aos olhos
queimaduras superficiais

Topo da Pagina topo da página Atenção

Construir vitrais e objetos em vidro podem dar muita satisfação mas também podem ser uma atividade muito perigosa. Manejar o vidro, cortando-o e trabalhando-o é uma atividade que deve ser realizada levando-se em consideração algumas regras de base que nos consentem de evitar comportamentos arriscados. O vidro, sobretudo quando acabou de ser cortado, apresenta as duas extremidades extremamente afiadas e é suficiente apoiar um dedo exercitando uma pequena pressão para se ferir e se cortar.

O corte do vidro, o uso da roda de metal cortante e do carbono de silício produzem diversas lascas de vidro que podem facilmente produzir escoriações nas mãos se as apoiarmos no plano de trabalho. O perigo maior é que essas lascas de vidro possam, no momento do corte, entrar acidentalmente nos olhos, causando graves consequências ao aparato ocular. A tudo isto necessita-se adicionar outros tipos de riscos que devem ser levados em conta como por exemplo o fato de manejar o soldador e o estanho a elevadas temperaturas com o relativo perigo de queimaduras; sem falar que a fumaça que é gerada no processo da aplicação do estanho deve ser evitada de ser inalada diretamente, etc.

Tudo isto não nos deve desencorajar. É importante conhecer os riscos e as possíveis consequências dos comportamentos errados, não apenas para saber o que se fazer neste caso mas também para saber colocar em prática ações preventivas que se prezem a reduzir qualquer tipo de risco. Os conselhos que podemos dar são sobretudo de se utilizar os óculos protetivos nas fases de corte e de manipulação da esfera de metal cortante. Aconselhamos além disso no caso do uso do soldador e de pátinas com conteúdos nocivos à saúde de se colocar uma máscara protetora e de mesmo assim trabalhar em um ambiente arejado. Com o intuito de evitar problemas com as lascas de vidro é útil haver um plano de trabalho como uma teia de abelha, que permita às lascas de se depositarem no fundo, e de ter sempre a mão uma escova e uma pá para limpar continuamente o local do trabalho.

Concluindo este capítulo indicamos brevemente alguns procedimentos de intervenção de pronto socorro a serem utilizadas em caso de necessidade, pressupondo claramente de não serem em modo algum substitutivas a uma intervenção ou conselho médico que consideramos de qualquer maneira indispensável.

Em primeiro lugar recomendamos em caso de graves problemas, nos quais se evidencia uma intervenção médica imediata, de chamar os números de emergência ativos na sua região. Felizmente estas situações são extremamente raras e na maioria das vezes esses infortûnios são de leve importância.

Topo da Pagina topo da página Indicações Gerais em Caso de Ferida

- expor a ferida

- liberar da superfície ferida corpos estranhos

- se existe henorragia, estanque-a

- utilize, na medicação das feridas, sempre gaze e nunca algodão, preferivelmente esterilizado e compreendendo toda a ferida e as zonas imediatamente ao redor a ela

- fixe a medicação com um curativo depois que a hemorragia for estancada

- faça com que o paciente fique deitado, pedindo para que ele não se mova e tranquilizando-o

- contactar um médico

Topo da Pagina topo da página Simples Escoriações e Feridas Superficiais

- desinfetar a área afetada com gaze banhada em água oxigenada

- cobrir as partes menos superficiais com uma gaze, preferivelmente esterilizada e banhada com água oxigenada

- contactar um médico

Topo da Pagina topo da página Feridas Profundas

- desinfetar ao redor da ferida com água oxigenada. A limpeza deve ser efetuada das bordas da ferida para o externo. Não colocar desinfetante em contato com a ferida aberta

- colocar sobre a ferida uma gaze esterilizada

- colocar, com uma seringa sem agulha, um pouco de soro fisiológico sobre a gaze sobre a ferida

- eventualmente fixar com band-aid ou esparadrapo

- contactar com urgência um médico

Topo da Pagina topo da página Ferida aos Olhos

- cobrir com gaze esterilizada seja o olho ferido que o que não tenha sofrido nenhuma agressão

- nunca tentar extrair o objeto que se encontra alojado no olho

- nunca tentar desinfetar a ferida

- contactar com urgência um médico

Topo da Pagina topo da página Queimaduras Superficiais

- imergir a parte queimada em água fria por 2-5 minutos

- cobrir a área queimada com gaze esterilizada ou com curativos limpos

- aplicar sobre a queimadura água fria (solução fisiológica estéril)

- contactar um médico

 

 

 

sign top
Imagem Superior Páginas
 
HostMídia: construtor de sites
HostMídia HostMídia: construtor de sites HostMídia: hospedagem de sites HostMídia: recursos VoIP HostMídia: registro de domínios HostMídia: revenda de hospedagem HostMídia: servidores dedicados HostMídia