Imagem Lateral
home
Menu Lateral
Mosaico no México
Seta Historia Mosaicos mosaicos

Os Maya, desde os tempos mais remotos, nos falam ainda com suas significativas obras e com o pensamento e os ídolos que deram sentido à sua cultura. De origem asiática, através da passagem do Norte e da descida nas terras da América Central, este povo encontrou sede estável nas terras do México e dali deu vida a uma cultura individual que agora nos é dada conhecer através das grandiosas obras que restaram como seu testemunho.

A civilização Maya é original e eficaz, não deriva de civilizações precedentes e não sofreu influxos da civilização contemporânea. Nos fascinam as cognições astronômicas, o conhecimento científico, a escritura e a literatura que se evidenciam nas imponentes obras arquitetônicas e nas artes: escultura, pintura, trabalho dos metais, cerâmica, mosaico e jóias.

As obras em mosaico são uniões de pedras duras, compostos metálicos e elementos calcários de depósito orgânico tais como conchas, madre-pérolas e corais. Os elementos individuais são unidos diretamente entre eles ou colados com resinas vegetais em suportes de madeira.

As pedras provenivam de zonas afastadas milhares de quilômetros e chegavam até lá por meio de transações comerciais a longa distância. As ligas usadas nos mosaicos eram uma resina vegetal extraída de plantas da região. As pastilhas eram pedras ou outros elementos semi-preciosos importados com o comércio a longa distância das zonas orientais.

Na cidade da capital mexicana, a Biblioteca da Universidade nos mostra na fachada externa a imagem do quanto é cuidadosamente conservado ao seu interior. Os símbolos mágicos, os hieróglifos dos Maya e os sinais da antiga civilização mexicana e da menos antiga aparecem, combinadas por Juan O'Gorman, em um mosaico que cobre uma inteira parede.

À esquerda podemos ver o mosaico que decora externamente a fachada da Biblioteca da Universidade da Cidade do México e que invoca a história do país. Motivos astecas e criaturas mitológicas se unem a imagens e objetos contemporâneos: o mural em mosaico foi realizado em 1952 pelo artista mexicano Juan O'Gorman.

 

 

 

sign top
Imagem Superior Páginas
 
HostMídia: construtor de sites
HostMídia HostMídia: construtor de sites HostMídia: hospedagem de sites HostMídia: recursos VoIP HostMídia: registro de domínios HostMídia: revenda de hospedagem HostMídia: servidores dedicados HostMídia