Imagem Lateral
home
Menu Lateral

Mosaico na Piazza Armerina


Seta Historia Mosaicos mosaicos

história
imagens

Topo da Pagina topo da página História

A Piazza Armerina é conhecida pelos seus esplêndidos mosaicos. O nome Piazza (Praça) deriva do latin Platea ou (Platia) que significa "praça, mercado". Armerina foi acrescido em 1862 devido à proximidade com um monte de mesmo nome. O primeiro núcleo habitado data do século VII a.C. e nele viviam gregos, romanos e bizantinos.

No setor monumental são de notável importância a Igreja de São Pedro, de 1500, rica de altares e arcos em mármore, o duomo barroco e o sino em estilo gótico-catalano edificado em 1604 que conserva pinturas do século XVI e dois órgãos em madeira entalhada. 

Na localidade de Montagna di Marzo existem indícios pré-históricos e da civilização grega e em Casale se encontra a suntuosa Villa Romana del Casale do século IV d.C. que conserva belíssimos pavimentos em mosaico, símbolos de uma refinada cultura imperial. Num vastíssimo espaço que data do início do IV° século a.c., subdivido em três grandes complexos de salas, podemos apreciar uma imagem única da grandiosidade e da pureza arquitetônica do estilo romano. O elemento mais apreciado dos visitantes são os magníficos pavimentos em mosaico. 

"A cidade dos mosaicos", famosa pela Villa Romana, se estende entre três colinas, dominada pelo Castelo Aragonese, contruído por Martino I°, rei da Sicília em torno do final de 1300.

À capacidade artística dos mosaicistas da época se deve a beleza e a riqueza dos particulares que adornam a Villa Romana. As pastilhas usadas são essencialmente de três tipos: Opus Vernicellatum (pequenas pastilhas irregulares), Opus Tesselatum (pastilhas de 1 cm.) e Opus Sectile (mármore privilegiada). Os motivos decorativos são desenhos geométricos, figuras reais, animais locais, animais africanos, indianos e asiáticos, figuras masculinas e femininas, figuras mitológicas (Ulisse e Polifemo, Ercole, Ambrosia e Licurgo, Eros e Pan, Arione e Orfeo).

Topo da Pagina topo da página Imagens

   
   

 

"A Grande Caça" é um dos numerosos e extraordinários mosaicos pavimentais encontrados numa vila romana de Piazza Armerina, na Sicília (310-320 d.C.). Os mosaicos, que cobrem uma superfície de aproximadamente 651 m², representam episódios da vida cotidiana ou paisagens exóticas, como esta cena de caça, onde as figuras humanas e animais são traçadas acuradamente em seus detalhes e apresentam um realismo impressionante.

 

Dentre os esplêndidos mosaicos pavimentais que ornam a vila romana de Casale na Piazza Armerina (Enna), suscitam sempre grande curiosidade por parte dos visitadores aqueles que representam dez moças, ginastas, vestidas com um uniforme de duas peças que recordam o moderno "bikini".

 

 

 

sign top
topo da página
© claudia houdelier - todos os direitos reservados.