Imagem Lateral
home
Menu Lateral
Mosaico Islâmico
Seta Historia Mosaicos mosaicos

Entre os maiores exemplos da arte musiva islâmica está a Cúpola da Rocha em Gerusalém e a Grande Moschea de Damasco. A Cúpola da Rocha foi construída no fim do século VII e è decorada por mosaicos magníficos em motivos florais (folhas, palmas) de tonalidades onde predominam o verde e o azul sobre um fundo dourado. Terminada no início do século VIII a Moschea Grande de Damasco exibe elaborados mosaicos na sua fachada externa e no seu interior. Entre as regiões européias do mundo islâmico que conservaram traços do antigo esplendor musivo recordamos a Espanha, onde até hoje podemos observar as luminosas decorações do Alhambra de Granada e a Moschea Grande de Cordova.

Os esplêndidos mosaicos originais decoram ainda a parte interna da cúpula da Rocha, que foi construída por Abd al-Malik no fim do século VII, enquanto os mosaicos das paredes externas forma substituídos no século XVI por vontade de Solimano, o Magnífico. A moschea surge em Gerusalém, sobre a rocha onde Adão teria cumprido o sacrifício de Isaac e onde Maomé teria subido aos céus.

A Moschea dos Omayyadi, ou a Grande Moschea de Damasco (705-715), é um dos melhores exemplos de moschea original: erguida em torno a uma antiga basílica cristã, conserva uma corte dotada de minareto. O pátio decorado com mosaicos figurativos muito articulados no programa iconográfico, é um dos máximos exemplos da arte musiva islâmica.

 

 

 

sign top
Imagem Superior Páginas
 
HostMídia: construtor de sites
HostMídia HostMídia: construtor de sites HostMídia: hospedagem de sites HostMídia: recursos VoIP HostMídia: registro de domínios HostMídia: revenda de hospedagem HostMídia: servidores dedicados HostMídia