Seta Historia Mosaicos

Considerando o fascínio que sempre exerceu, hoje o mosaico é usado como elemento decorativo no qual elegância e sugestão se fundem em tal modo que, se os artistas bizantinos não podem definir-se até agora superados, podem dizer que se encontram num mesmo nível.
A produção de antigos mosaicos com técnicas modernas permite uma perfeição no efeito decorativo em tempos curtos e com a garantia de solidez, coisa que na realidade dá validade para qualquer tipo de trabalho musivo.
Graças a um fecundo e produtivo intercâmbio entre artesões e designers, o mosaico está descobrindo âmbitos e superfícies novas: deste modo vêm sido realizados objetos que têm em si um toque de arte, um sinal tangível e reconhecível da mão do artista-artesão.
Estas artes como profissão descobrem uma flexibilidade de uso que nunca haviam tido anteriormente e, graças à facilidade de combinação com materiais diversos como a madeira, os metais, a mármore, a cerâmica, o vidro, o gesso e o cimento, podem responder às exigências de um projeto que sirva a infinitas propostas criativas e possibilidades de composição adaptadas ao gosto e ao estilo pessoal.
A fórmula do artesato artístico está resultando sempre mais vencedora com relação ao modo cansativo associado à produção industrial de massa, verificando-se favoravelmente em crescimento o objeto feito com arte, único ou realizado em limitadíssimos exemplares.
Conhecer o mosaico significa conquistar discernimento sob fórmulas de compor o passado e o presente, adquirindo familiariedade com os materiais naturais e artificiais; viajar nos contextos artísticos da história deste para depois direcionar com criatividade mas também com idéias próprias até lentamente afinar a própria sensibilidade, e aí então reconhecer o próprio gosto.
O mosaico é uma arte muito ampla na sua classe, e complexa, especialmente no que se refere aos materiais empregados. Tal arte é aplicável a vários suportes assumindo as mais variadas formas modernas e é adapta seja para ambientes internos que para ambientes externos.
O mosaico hoje é uma expressão de elegância e refinamento decorativo, qualidades que são apreciadas sobretudo pela versatilidade desse trabalho.
|