Imagem Lateral
home
Contatos (Français, English, Italiano, Português)blogtwitterfacebook
Menu Lateral Imagem Superior Páginas
 
HostMídia: construtor de sites
HostMídia HostMídia: construtor de sites HostMídia: hospedagem de sites HostMídia: recursos VoIP HostMídia: registro de domínios HostMídia: revenda de hospedagem HostMídia: servidores dedicados HostMídia
Mosaico Geométrico
Seta Historia Mosaicos mosaicos

introdução
faixas geométricas sobre rede ortogonal
faixas geométricas livres
ilustrações

Topo da Pagina topo da página Introdução

Os mosaicos pavimentais e de parede desde a antiguidade se caracterizam por uma grande variedade de motivos decorativos, sendo que os mais difundidos eram bidimensionais. Frequentemente eram evidentes certas fontes de inspiração: as ondas para as realizações gregas, o mundo vegetal para as folhas, os laços e cordas interligadas.

Em alguns mosaicos o uso correto das cores permitiu a obtenção de surpreendentes efeitos de profundidade e de tridimensionalidade.

O estilo geométrico é uma das formas de expressão mais antigas e data do período neolítico (de 5000 a 500 a.C.), que permitiu ao homem de descrever em modo simbólico a realidade.

Um dos modos mais eficazes de se compor uma faixa grega, independentemente da técnica ou do material utilizado, é repetir um módulo em intervalos regulares. As faixas, nos pavimentos, podem emoldurar composições figurativas ou serem combinadas a composições geométricas mais elaboradas. Ao invés, nas paredes, as faixas são empregadas como elementos de destaque ou para sotolinear o ambiente. Sejam as faixas que os centros exigem para os seus desenhos a utilização de regras geométricas. Cada figura é obtida por uma simetria espelhada, girando os módulos base sobre redes lineares ou circulares.

Topo da Pagina topo da página Faixas Geométricas sobre Rede Ortogonal

As composições mais simples se realizam desfrutando-se da colocação das pastilhas. Se forma assim uma rede ortogonal paralela no sentido da faixa, cujo desenho é criado exclusivamente pela variação de cores das pastilhas, que são orientadas todas na mesma direção.

A altura da faixa é expressa pelo número de pastilhas. As cores utilizadas devem ser pelo menos duas, mas não mais de quatro para não deixar confuso o motivo geométrico.

Topo da Pagina topo da página Faixas Geométricas Livres

As composições reproduzem motivos inspirados em ondas ou nas clássicas gregas, compostas de espirais sem solução de continuidade. Se colocam primeiro as pastilhas que formam a espiral e aquelas de fundo, cortando as pastilas em triângulos onde necessário.

Mais elaboradas para serem realizadas são os nós ou faixas entrelaçadas, que se prestam notavelmente para compor o centro de tapetes ou a tornar preciosos ângulos das molduras. Estes desenhos, de múltiplas variantes, de origem árabe e céltica.

As faixas mais complexas, com desenhos mais ou menos estilizados, se inspiram em motivos florais de derivação assíria, grega, romana (folhas de acanto ou palmas), medieval (caixos de uva) ou no estilo liberty (plumas). Os fundos são geralmente em uma rede geométrica ortogonal.

Topo da Pagina topo da página Ilustrações

         
         
 
 
         
 
         
 
 
         
 
 
         
     

 

 

 

sign top
topo da página
© 2005/2013 - claudia houdelier - todos os direitos reservados.
Publicidade 300x250_160x600_120x600_Home 0
Pub Esquerda Google Bloco 120x90