Imagem Lateral
home
Contatos (Français, English, Italiano, Português)blogtwitterfacebook
Menu Lateral Imagem Superior Páginas
 
HostMídia: construtor de sites
HostMídia HostMídia: construtor de sites HostMídia: hospedagem de sites HostMídia: recursos VoIP HostMídia: registro de domínios HostMídia: revenda de hospedagem HostMídia: servidores dedicados HostMídia
Mosaico e Van Gogh
Seta Historia Mosaicos mosaicos

introdução
passeando pela Europa
o amor
retorno a casa
ilustrações

Topo da Pagina topo da página Introdução

Van Gogh nasceu em Groot-Zundert, uma vila holandesa (Auvers-sur-Oise), no dia 30 de março de 1853, filho de Theodorus Van Gogh, pastor protestante e de Anna Cornelia: primeiro de seis irmãos (o primogênito da família, que levava o mesmo nome que ele, morreu ao nascer, exatamente um ano antes dele). A sua infância é perturbada por causa da apreensão de seus pais e a sua vida é um caminho de insucessos existenciais e sociais. Em 1857 nasce o irmão Theodorus, chamado Theo, que terá uma grande importância na sua vida.

Artista tanto genial quanto incompreendido, pintou uma grande quantidade de quadros que ficaram famosos apenas depois da sua morte. Célebres foram as suas paisagens, as flores (especialmente os girassóis, cuja série de pinturas ficou conhecida em todo o mundo) e os auto-retratos. Um museu foi dedicado a ele, o Van Gogh Museum, que se encontra em Amsterdam.

No dia 27 de julho de 1890 ele se apresentou ao casal proprietário de onde ele vivia. Estava muito mal e confessou de ter se dado um tiro com a sua pistola. Morreu no dia 29 de julho e foi sepultado no dia seguinte no cimitério local. Alguns meses depois, no dia 25 de janeiro de 1891, morreu também o seu irmão Theo.

Topo da Pagina topo da páginaPasseando pela Europa

De 1861 a 1868 frequenta a escola do país; depois um colégio em Zevenvergen onde aprende o francês, o inglês e o alemão e aprende a arte do desenho. Em 1869 inicia a trabalhar numa loja de arte em Aja fundada pelo seu tio Vincent; passa o tempo livre lendo muito e visitando museus, inicia uma correspondência com o irmão Theo (cartas que servirão para uma reconstrução da sua vida) e trancorre as férias na casa dos pais na sua cidade natal. Os anos que se seguem serão assinalados para Van Gogh com um contínuo deslocamento de uma filial para outra da loja de arte do tio, transferências que o levaram a Bruxelles, Londres e Paris.

Em 1876 passa a viver numa cidade próxima a Londres, Ramsgate: ali trabalha como professor suplente recebendo em troca um alojamento. Se transforma também em ajudante de pregador e faz o seu primeiro sermão: queria dedicar a sua vida a religião, mas durante uma visita aos pais, estes ficaram preocupados com as precárias condições de vida do filho e não queriam que ele voltasse para Londres.

O tio Vincent encontra então para ele um outro trabalho como vendedor em uma livraria em Dordrecht. Vive sozinho e frequenta a igreja local traduzindo trechos da Biblía; convence o pai a deixá-lo frequentar uma escola para oradores mas, não sendo considerado idôneo para ensinar, teve que interromper os estudos que ficaram muito pesados para ele.

Apesar de tudo, em 1879 trabalha como pregador laico nas minas de carvão de Wasmes, em Borinage, onde realiza os primeiros rabiscos representando mineradores trabalhando. Vive em extrema pobreza e se sensibiliza com as condições em que se encontram esses trabalhadores, que ajuda como pode; isto entretanto incomoda seus superiores que o demitem, considerando-o inadequado e sem talento.

Van Gogh prossegue a sua vocação sem receber nada em recompensa: vive com muita economia mas continua lendo e desenhando; neste período se iniciam as crises que depois o acompanharão no futuro.

O irmão Theo critica o modo como ele conduz a sua vida e Vincent interrompe as relações com ele para recuperá-la somente um ano depois.

Topo da Pagina topo da páginaO Amor

Theo o ajuda financeiramente e o estimula a presseguir na pintura: Vincent vai então a Bruxelles e frequenta a escola de arte, onde conhece diversos pintores e em 1880 faz amizade com o pintor holandês Anton van Rappard. Neste período faz cópias das obras de Jean-François Millet.

Em 1881 se apaixona pela prima Kate, viúva recente e com um filho, sem ser correspondido. Ela recusa o seu pedido de casamento não recebendo-o em sua casa; desconsolado, Van Gogh queima propositalmente a sua mão com a chama de uma lamparina. Recusando ainda uma vez a ajuda econômica dos pais, Van Gogh vai novamente para Aja onde faz lições com o pintor Anton Mauve; mas com ele também a relação se deteriora, porque Vincent não quer trabalhar com o gesso.

Topo da Pagina topo da páginaRetorno a Casa

Neste período, Vincent conhece uma prostituta e lavadeira alcoólatra, Sien Hoornik (que será também sua modelo) e vai viver com ela. Começa a ter problemas de saúde e fica doente com a gonorréia.

Seu tio encomenda vinte desenhos de paisagnes: este será o seu único trabalho por encomenda. Começa a pintar com cores a óleo paisagens e retratos de pessoas e o irmão Theo paga para ele o material necessário. Deseja se casar com Sien mas a sua família se opõe e Vincent toma a dolorosa decisão de deixá-la depois de um ano de convivência.

Entre 1883 e 1885 vive com Nuenen e nestes anos pinta duzentos quadros; trata com carinho da mãe que quebrou uma perna e faz lições de música e canto porque pensa que exista uma ligação entre as cores e a música. Seu pai morre em 26 de março de 1885. Pinta os comedores de batatas.

No ano sucessivo Van Gogh adoece gravemente por desnutrição e por causa do forte tabagismo; neste meio tempo continua fazendo lições de pintura e lendo. Um negociante compra uma série de pinturas mas vende apenas uma por poucos centésimos, queimando as outras.

Em Paris faz amizade com Paul Gauguin, com o qual, juntamente a Henri de Toulouse-Lautrec e a Emile Bernard, cria um grupo chamado os pintores do Petite-Boulevard, para distinguir-se daquele dos pintores do Grand-Bouleverd (Claude Monet, Alfred Sisley, Camille Pissarro, Edgar Degas, Georges-Pierre Seurat) que espunham na galeria de Theo.

No ano sucessivo deixa Paris e se transfere a Arles onde será acompando por Gauguin. Na cidade francesa pinta entre outros, algumas de suas principais obra-primas, caracterizadas pela luminosidade de cores carregadas de vitalidade, entre elas o vaso com doze girassóis, a ponte de Langlois em Arles com as lavadeiras, exterior do café na praça do Fórum em Arles, e a casa amarela.

É durante a permanência em Arles que ocorre um dos episódios mais controvertidos e dramáticos da vida de Van Gogh. Na noite de 23 de dezembro o pintor, depois de uma agressão a Gauguin (que fugiu assustado) amputa a parte inferior da orelha esquerda, a embala e a leva em um bordel para dar de presente para uma prostituta. Foi hospitalizado com um diagnóstico de epilepsia, alcoolismo e esquizofrenia. Pinta o célebre auto-retarto com a orelha enfaixada.

A partir deste momento, Van Gogh terá cada vez mais frequentemente crises de alucinações e será frequentemente hospitalizado, também espontaneamente, por doenças mentais próximo a Saint-Remy de Provence. Neste período pinta Iris e Árvores de Cipreste. Depois de uma última crise, se estabelece, em maio de 1890, em Auvers-sur-Olse onde vive Paul Gachet, o médico-pintor que trata dele e que ele retratará em um quadro famosíssimo.

Topo da Pagina topo da página Ilustrações

 

 
Auto Retrato, 1889.
65 x 54cm
Paris
 
     
 
Comedores de Batata , 1885.
81,5 x 114,5 cm
Amsterdam
 
     
 
Café de Noite, Arles 1888.
70x89cm
New Haven
 
     
 
O Quarto de Dormir de Van Gogh, Arles 1888.
72 x 90cm - Amsterdam
 
     
 
Auto Retrato com Orelha Cortada, Arles 1889.
Londres
 
     
 
Vaso com Doze Girassóis, 1889.
95 x 73cm - Amsterdam
 
     
 
Cadeira e Cachimbo, Arles 1888.
93 x 73cm - Londres
 
     
 
Retrato de Madame Roulin, Arles 1889.
93x74cm - Coleção privada
 
     
 
Ciprestes e Duas Figuras, Sain Remy 1890.
91 x 71cm
 
     
 
Retrato de Pere, Tanguy 1887.
72 x 51cm - Coleção Privada
 
     

 

 

 

sign top
topo da página
© 2005/2017 - claudia houdelier - todos os direitos reservados.
Publicidade 300x250_160x600_120x600_Home 0
Pub Esquerda Google Bloco 120x90