Imagem Lateral
home
Contatos (Français, English, Italiano, Português)blogtwitterfacebook
Menu Lateral
Álbum de Livros Infantis Religiosos Para Colorir e Ler Com Impressão Gratuita
Seta Livros Abertos livros abertos

 

a igreja encontra problemas
a menina que viveu duas vezes
a mulher que estava perto do poco
a primeira pascoa
as viagens espetaculares de paulo
de perseguidor a servidor
jesus acalma a tempestade
jesus alimenta 5000 pessoas
jesus cura um cego
jesus e lazaro
jesus e zaqueu
o nascimento da igreja
o nascimento de jesus
pedro e o poder da oracao
adeus farao
davi o pastorzinho
davio orei parte 1
davi o rei parte 2
elias um homem de fogo
eliseu um homem milagroso
ester uma linda rainha
ezequiel o homem das visoes
josue assume o comando
noe e o diluvio
o inicio da tristeza do homem
o pequeno exercito de gideao
o sabio rei salomao
quando deus criou todas as coisas
quarenta anos
reis bonse  reis maus
rute uma historia de amor
samuel o menino servo de deus
sansao um homem forte de deus
saul um rei bonito e tolo
a criação
daniel e o sonho do rei
davi e golias
elias e a viúva
jesus chama seus discipulos
nasce joão batista
o sermão do monte
os poços de isaque

 

 

Este álbum é fruto de pesquisa e reúne várias publicações sobre material didático com o tema religião católica e se presta a contribuir para um programa de catecismo para crianças entre 7 e 12 anos ajudando a criança a se prepare para a primeira comunhão. O catecismo transmite a doutrina da igreja: Quem é Deus, Quem é Jesus Cristo, Quais são os 7 sacramentos, O que são os novíssimos, etc., tudo, em suma, que um cristão deve saber. 

O catecismo é para ensinar as verdades da fé sistematicamente, da forma mais clara possível. Não se trata de ensinar de maneira desconexa certas informações sobre a Igreja. Sobretudo os pais tem a oportunidade de introduzir aos filhos questões da vida devota.

Uma excelente maneira de cumprir o programa básico de Eucaristia é assegurar os artigos do Credo. A criança deve dar conta dos artigos, sendo capaz de discorrer sobre cada um deles. Não se trata de explicá-los teologicamente, mas quando se questiona à criança: Explique “creio na Santa Igreja Católica”, que ela saiba argumentar que esta é a única Igreja verdadeira, fundada por Jesus Cristo, etc. Tendo domínio sobre o Credo, e sobre os temas de Primeira Comunhão, estão bem preparadas – teoricamente, é claro.

Preparar os filhos para uma excelente confissão geral também é importante. A confissão geral serve também para estes casos, em que a criança já está na idade da razão (mais de 6 ou 7 anos), mas que infelizmente ficou sem se confessar por anos. Cabe aos pais ajudar no exame de consciência, que propicia conhecer o filho pequeno e que sorte de coisas se passa na sua alma.

Há muitas maneiras para a criança aprender a dominar o Credo.

1 – Catecismo Básico: Quem é Deus? Quem é Jesus Cristo? Quem é o Espírito Santo? O que é a Santíssima Trindade? Que foi e como foi a encarnação de Jesus Cristo? Que foi e como se deu a redenção?

2 – Criação do Mundo, dos Anjos e do Homem. Explica-se como Deus criou o mundo em 6 dias. Explica-se também a Batalha no Céu, para que tenham perfeita noção do que são os Anjos Maus/Demônios, e os Anjos Bons. Aqui se introduz a questão do Inferno e do Céu eterno. Explica-se o pecado original, a propensão ao mal, os efeitos dos castigos pela desobediência.

3 – Para salvar o homem e a mulher do pecado, Jesus Cristo veio ao mundo. Se mostra o enorme amor que Deus têm por nós, vindo Ele mesmo se oferecer em sacrifício para nos salvar. Nos salvar de quê? Nos salvar do pecado e do Inferno.

Aqui cabe uma explicação suscinta de como Deus preparou o caminho da vinda do Seu Filho com profetas, escolhendo um povo (o judeu) para revelar as verdades da fé, e de como esse povo rejeitou o próprio Criador.

A vida de Jesus Cristo deve ser narrada por meio de historinhas, durante todo o tempo em que se dá o catecismo. O que deve ser apresentado imediatamente – ao invés de se contar de forma linear a vida de Jesus – é o sacrifício do Deus feito homem na Cruz, descrevendo claramente – sem amenizar – as dores atrozes de Nosso Senhor Jesus Cristo. Há imagens muito significativas de Jesus Cristo flagelado, coroado de espinhos… que a criança veja e seja ensinada a meditar nestas dores – dores imensas que ela pode aumentar se escolher ser um mau filho para Deus. Pulso firme e descreve os cuspes, os socos no rosto, os xingamentos, as humilhações que sofreu o Nosso Deus por amor de todas as pessoas. Que as crianças aprendam, desde cedo, o que é o sofrimento e os sacrifícios.

Apresentando a “Semana Santa” mostra-se como Jesus Cristo passou de aclamado pela multidão a ser crucificado também por ela. Aqui entram as explicações da Última Ceia e da Instituição da eucaristia bem como da ressurreição.

4 -Mandamentos e Devoções: Uma vez que a criança já sabe quem é o Criador do Céu e da Terra, e Seu Único Filho, Nosso Senhor – já sabe igualmente o enorme amor de Deus por nós, a ponto de morrer na Cruz – explica-se a criança que as pessoas não estão salvas, com o Céu garantido, porque Jesus sofreu e derramou todo o seu sangue. É preciso fazer a nossa parte. E de que forma? Cumprindo os mandamentos da Lei de Deus e da Igreja, tendo devoção a Nossa Senhora, aos santos, ao Anjo da guarda.

5 -Devoção a Nossa Senhora. Explicar a grandeza de Nossa Senhora na anunciação do Anjo; as dores desta Mãe durante a Via-Sacra de seu Filho amado; de como Ela apareceu diversas vezes para revelar coisas sobre a Igreja e o Mundo.

6 – Os Novíssimos: Morte, Juízo, Céu ou Inferno. O primeiro novíssimo – a morte – se entende muito bem, todas as pessoas morrem. Explica-se para a criança o que é a morte, onde todas as esperanças terminam e só resta a misericórdia de Deus. Então, se fala do julgamento particular de cada um: assim que morre, aparece diante da pessoa Nosso Senhor Jesus Cristo para julgar tudo o que pensou, fez, falou. Descreve-se claramente que Jesus lembrará de cada palavra dita; como o Demônio aparecerá para nos acusar; como Jesus será justo conosco e decidirá: ou Céu ou Inferno.

Medita-se o Inferno e o Céu, com detalhes. O que há no Inferno? Fogo. Ódio. Quem está no Inferno? Os Anjos Maus, os mesmos que ficaram contra Deus na Batalha no Céu, juntamente com todos aqueles que escolheram odiar Jesus Cristo. Que sofre a pessoa condenada? Todas as dores e torturas possíveis; todas as doenças juntas; fome e sede; sente um cheiro insuportável; vive na pior escuridão; é atormentada pelo Inimigo de Deus e pela própria consciência; nunca e jamais vê Deus. Fala-se como é terrível para o condenado não estar nunca perto do Criador, dos Anjos e dos Santos. Mostra-se que o Inferno é um lugar terrível, para que temam ir para lá.

Conta-se sobre o Céu e descreve que maravilhas aguardam aqueles que amam a Deus e seguem os mandamentos. Que há no Céu? Deus, Nossa Senhora, os Anjos, os Santos. A pessoa no Céu é eternamente feliz, não há mais sofrimento, nem morte, nem fome. São João Bosco viu na entrada do Céu árvores de diamantes! Tira essa concepção errônea de um Céu sem graça, só com nuvens brancas, bosques planos… no Céu tudo é grandioso, é a verdadeira Cidade de Deus, com as mais belas coisas, inimagináveis! Se aqui temos grandes e belas catedrais, que dizer do que encontraremos no Céu! Não, é impossível dizer: só de olhar sentiremos o gosto delicioso de um fruto; os mais suaves aromas exalam neste lugar divino; os Anjos cantam músicas maravilhosas; Deus, Todo-Poderoso olha nos olhos de cada um dos que foram salvos e diz: “Meu Filho!” Nossa Senhora, Rainha do Céu, está lá o tempo todo para nos amar, e Sua voz é doce, Ela nos ama, e nos amará para todo o sempre.

Explica-se o purgatório, as penas, como aliviar o sofrimento dos mortos, o valor e efeito da Santa Missa, como ganhar indulgências. Com estas coisas ditas, pode-se explicar o que é a comunhão ou comunicação dos santos – entre nós, da terra, com as santas almas do purgatório, e todas as pessoas salvas no Céu. Faz-se a diferença do juízo particular e o juízo universal, e como Jesus Cristo há de vir a segunda vez para julgar os vivos e os mortos. Explica-se a ressurreição, e como haveremos de recuperar nossos corpos no fim do mundo.

7 – Temas de Primeira Comunhão: Uma vez que o filho já conhece os artigos do Credo, as devoções, a vida de Jesus Cristo, convém – na reta final – esclarecer sobre os temas da Primeira Comunhão, que viriam a ser a confissão e a eucaristia. O que se deve dizer ao padre na confissão? Por que não podemos mentir nem esconder nada? Quando devemos nos confessar? Por que é terrível comungar estando em pecado grave? – Todas estas questões elucidadas com os exemplos dos santos.

Sobre a comunhão, darão os exemplos dos milagres eucarísticos; como fazer ação de graças antes e depois de receber a hóstia; o que é uma Santa Missa, e todos os benefícios maravilhosos que ela faz aos homens do mundo inteiro; como é indispensável comungar para chegar a perfeição cristã, como Jesus se une a nossa alma! Que a criança reconheça que Jesus Cristo se dá na hóstia, e todas as consequências de mais esse ato de amor incondicional.

8 – A Igreja Católica: explicar que a única Igreja verdadeira é a católica, e que Jesus Cristo a fundou quando esteve aqui na Terra. Conhecendo o catecismo básico, tendo boa vida de oração e devoção, a criança agora aprenderá coisas relevantes sobre a Igreja de Cristo, como por exemplo: como Jesus a fundou nomeando o apóstolo São Pedro como o Chefe; que fazem as freiras e os padres; e todos os fatos que acharem relevante.  O importante é que a criança esteja convencida de que sua fé é verdadeira, que ela ame essa Igreja de todo o coração. Mostra-se as lindas catedrais nós temos, os corpos incorruptos dos santos, as relíquias, etc.  Com isto, fecha-se também a explicação dos outros sacramentos.

Este é um programa de catecismo para a primeira comunhão que abarca a parte dogmática, a parte moral e a da graça. A criança está verdadeiramente catequizada, sabe defender sua fé, conhece o Salvador, ama Sua Mãe, reza diariamente muitas orações, é amiga do anjo da guarda, se confessa, mantém o estado de graça, enfim… está pronta para receber a comunhão.

Mesmo uma criança de 4 ou 5 anos pode receber um catecismo como esse, basta que tudo seja simplificado de acordo com a idade – e que tanto para ela, quanto para os mais velhos, se repita constantemente as mesmas informações, se mostre muitas imagens para ilustrar os temas. E, crendo com toda força de alma em tudo o que aprendeu, a criança encontrará Jesus Cristo pela primeira vez.

O nosso álbum infantil religioso contém inúmeros álbuns com páginas ilustradas destinadas ao público infantil que contam histórias da Bíblia para Crianças. Estes álbuns infantis foram especialmente selecionados para promover o gosto pela leitura para as crianças e uma iniciação religiosa auxiliar ao catecismo. São trechos biblícos do velho e do novo testamento com ilustrações para colorir de histórias como: a igreja encontra problemas, a menina que viveu duas vezes, a mulher que estava perto do poço, a primeira páscoa, as viagens espetaculares de paulo, de perseguidor a servidor, jesus acalma a tempestade, jesus alimenta 5000 pessoas, jesus cura um cego, jesus e lázaro, jesus e zaqueu, o nascimento da igreja, o nascimento de jesus, pedro e o poder da oração, adeus faraó, davi o pastorzinho, davi o rei, elias um homem de fogo, eliseu um homem milagroso, ester uma linda rainha, ezequiel o homem das visões, josué assume o comando, noé e o dilúvio, o início da tristeza do homem, o pequeno exército de gideão, o sábio rei salomão, quando deus criou todas as coisas, quarenta anos, reis bons e reis maus, rute uma história de amor, samuel o menino servo de deus, sansão um homem forte de deus, saul um reibonito e tolo, a criação, daniel e o sonho do rei, davi e golias, elias e a viúva, jesus cham seus discípulos, nasce joão batista, o sermão do monte, os poços de isaque.

Veja também o álbum "Histórias Bíblicas"*, com desenhos associados. Este álbum reúne histórias da Bíblia com ilustrações: A Criação, Davi e Golias, Jonas, José, Multiplicação dos Pães, Nascimento de Jesus, O Dilúvio, O Filho Pródigo, Paulo, Ressurreição de Jesus, Sansão e Dalila. "Histórias Bíblicas"* encontra-se disponível no formato pdf para impressão grátis e simplificada. Este material pode ser apreciado gratuitamente e não se destina ao uso comercial.

 

 

sign top
topo da página
© 2005/2017 - claudia houdelier - todos os direitos reservados.

Imagem Superior Páginas
 
HostMídia: construtor de sites
HostMídia HostMídia: construtor de sites HostMídia: hospedagem de sites HostMídia: recursos VoIP HostMídia: registro de domínios HostMídia: revenda de hospedagem HostMídia: servidores dedicados HostMídia